IDOSOS

TRATAMENTO PARA IDOSOS 

            A terapia geriátrica pode ser útil em todos os aspectos da vida, ajudando a compreender as condições de saúde e orientando sobre o uso de medicamentos e tratamento para depressão, ansiedade, medo da morte e outras condições que afetam os idosos. 

            A psicologia ajudará a melhorar a qualidade de vida dos idosos, ajudando as pessoas a compreenderem os seus sentimentos e conflitos, a melhorarem as relações familiares e a encontrarem novos interesses. 

            Qual a importância do atendimento psicológico para idosos? 

            O atendimento psicológico para idosos é direcionado ao desenvolvimento cognitivo e pode ter uma abordagem mais voltada a recreação e atividades artísticas. Geralmente, essas terapias são desempenhadas em grupo para que o idoso também possa desenvolver a socialização. 

          Sendo assim, boa parte das atividades são personalizadas e para grupos com um determinado potencial de desenvolvimento. Por isso, quando buscamos uma clínica que possa ajudar neste processo devemos considerar aquelas que trabalham com diferentes influências e diferentes tipos de atividades para trabalhar não apenas o cognitivo, mas, a concentração, o físico de forma leve e divertida e por último a socialização. 

          Todos esses pontos são fundamentais para que o idoso se sinta acolhido, feliz e compartilhe de boas sensações durante a terapia. Além disso, priorizar o bem-estar do idoso está entre as tarefas do terapeuta, assim, a necessidade de personalizar tanto a atividade como o grupo ao qual o idoso está inserido durante as sessões. 

            Saúde mental e saúde física em idosos: 

            A saúde mental está diretamente relacionada à saúde física, idosos ou não, mas quando falamos da saúde dos idosos a situação pode ser ainda pior. Vale ressaltar que a sensibilidade é maior nesta fase e a falta de motivação pode gerar comorbidades por falta de motivação.

A saúde mental é uma das principais causas físicas de comorbidades relacionadas à idade, já que a maioria dos problemas de memória, audição e físicos estão associados ao envelhecimento e à mobilidade reduzida. Quanto menos ativa for uma pessoa idosa, maior será a probabilidade de ela ser diagnosticada com uma doença como a doença de Alzheimer.

É aqui que os psicólogos podem ajudar com intervenções mais recreativas que utilizam o movimento para desenvolver a consciência espacial, melhorar a memória e ajudar a melhorar a coordenação motora, todas elas afetadas pela doença de Alzheimer. 

            Conclusão: 

            A gestão da psicologia no idoso deve ser delegada a um especialista e adaptada às necessidades específicas do paciente. Trabalhar com uma abordagem mais facilitadora e que promova a interação do idoso com outras pessoas da mesma idade podem ser benéfico para o início deste tratamento.

          O psicólogo terá um papel significativo na intermediação do contacto do idoso com as situações difíceis associadas ao envelhecimento, proporcionando uma perspectiva diferente. O psicólogo criará atividades das quais poderá participar, bem como aprenderá como abordar essas questões simultaneamente.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROAP

  PROAP - Projeto de Assistência Psicológica Popular é um projeto que visa gerar informações que possibilitem à população ter acesso a equip...