TEXTOS


NARCISISMO
Isabella Magalhães Fernandes 

      O termo narcisismo tem sua origem na Grécia, derivando da palavra narke que quer dizer entorpecido, representado a vaidade e a falta de empatia. A libido, a sensibilidade é direcionada para o próprio indivíduo. Na mitologia ilustra a tragédia de Narciso, jovem muito belo e apaixonado por si, estimulado por seus pais Cefiso e Liríope a utilizar sua beleza como forma de domínio e segregação aos que aos que não se igualassem em beleza. Narciso desperta paixão na ninfa Eco e a despreza. Eco queixa-se com Nêmesis, deusa da vingança que o faz apaixonar-se por seu reflexo nas águas, cumprindo o oráculo de Tirésias.

     O narcisismo retrata um amor do indivíduo por si mesmo, dificultando suas relações.

     O primeiro a evocar o assunto foi Havelock Ellis, em 1898, apresentando-o numa esfera voltada para o feminino, salientando a vaidade da mulher e o uso constante do espelho. No ano seguinte, Paul Näche, introduz o termo em suas pesquisas, relacionando-o à uma perversão ligada ao amor próprio, de forma doentia, que leva o ser narcisista ser um indivíduo infeliz.Freud faz uma ligação entre o Mito de Narciso e a Psicanálise, estabelecendo relações com a sexualidade, e conexões às relações Edipianas que influenciam o fenômeno narcisista, interferem na sexualidade do ser que se torna dependente de si próprio, desenvolvendo autoerotismo, devaneios e transtornos sexuais, pois sua libido é sacrificada em virtude dessa dependência, estabelecendo relações de domínio sobre os demais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROAP

  PROAP - Projeto de Assistência Psicológica Popular é um projeto que visa gerar informações que possibilitem à população ter acesso a equip...